quinta-feira, 12 de agosto de 2010

A tal da somatização

"Na verdade, não existe um só sentimento que não tenha uma repercussão física. O que varia é a intensidade da emoção e a vulnerabilidade do corpo", Geraldo Ballone, psiquiatra de Campinas.

Aos poucos fui identificando que as gripes corriqueiras, as inflamções na garganta, as ânsias de vômito são respostas físicas a uma sobrecarga emocional muito grande. Qualquer coisa que me desestabilize emocionalzmente o corpo reage imediatamente. É a tal da somatização, né?

Incrível como meu corpo responde rapidamente a qualquer abalo. Esta semana foi assim. Estou com sensação grípal desde o dia do estresse, uma moleza e só vontade de dormir. Acredito que por trabalhar com o corpo, dançando, eu tenha facilidade em identificar algumas coisas físicas que podem passar despercebidas a quem não é atento ao corpo. Sei que este mal estar é muito menos corporal do que mental. O problema é que eu precisaria me isolar um pouco, descansar, sair do ritmo estressante em que estou para dar atenção ao meu corpo,mas isso é mpossível nesses dias, o pior, nesses meses em que estou imerso em tantos projetos, tantos trabalhos que me dão prazer, satisfação, mas que cobram de mim um exercício cansativo do fazersem interrupção. Agora com a carga de estresse que me aconteceu esta semana, desestruturou tudo. Minha cabeça não para um minuto de pensar nas coisas que tenho a fazer e tudo que eu queria, por um segundo, era pensar na sensação do pé afundando na areia fria e o mar tocando meus cambitos na praia em Santo Amaro.Tudo que eu queria era me transportar um segundo para lá e ficar como numa eternidade.

2 comentários:

Gerana Damulakis disse...

Acho que atualmente todo mundo faz isso com o próprio sistema imunológico. Eu, campeã no assunto. Daí, nem conselho posso emitir. Só acho uma pena que não sejamos capazes de isolar uma coisa da outra e,daí que tome sofrimento para o corpo.

karina rabinovitz disse...

você pode estar preso entre quatro paredes / mas no pensamento pode voar / você pode estar preso entre quatro paredes / mas no pensamento ser o meio do mar. [liberdade]

te beijo daqui com meu poema.