Judite

Prêmio Cultura e Arte Inclusiva - Edição Albertina Brasil 2011 (MINC e Petrobrás)



Fotos de Célia Aguiar


“Judite Quer Chorar, Mas Não Consegue! é um momento de grande inspiração neste começo de milênio: é imprescindível, como nos diz Garaudy, não apenas viver a vida, mas, sobretudo, ter a ousadia de dançá-la com uma força tal capaz de fazer crer que há sim um outro mundo possível, um mundo mais forte e justo, muito mais belo e verdadeiro e mais: que é possível vivenciá-lo em toda a sua plenitude. Edu é, ele mesmo um testemunho vivo, decisivo para a compreensão desta equação: a sua capacidade expressiva é tal que não consigo vê-lo de fora do anuncio de um novo tempo!”
                                                                 Saja
 Filósofo
Profº Drº da Escola de Filosofia da UFBA




Judite quer chorar, mas não consegue!

“Judite quer chorar, mas não consegue!” é um espetáculo solo do coreógrafo/dançarino Edu O., que faz uma viagem aos símbolos e metáforas da transformação, perda e anulação de vida. Este projeto foi concebido a partir de elementos autobiográficos que retratam a resistência às transformações. Apesar de tratar-se de temas fortes e difíceis, tudo passa por um filtro poético e lírico com uma estética leve e lúdica que flerta com as histórias em quadrinhos e desenhos animados.
O espetáculo “Judite quer chorar...” propõe, acima de tudo, uma reflexão sobre a solidão humana, questionando o ser indivíduo (diferente) numa contemporaneidade padronizada e repleta de repetição de símbolos e ícones.

Judite é uma lagarta que não quer ser borboleta. Ao invés de ocupar o seu lugar no mundo, do qual morre de medo, ela escolheu ficar quietinha no seu canto. Judite mora numa folha de comigo-ninguém-pode, planta venenosa, em vez de desfrutar da beleza das rosas. Lá ela se confunde com a própria planta, passa o dia tomando chá de frutas vermelhas, comendo chocolate e olhando para o teto.
Enquanto dançarino, Edu O. explora as particularidades do seu corpo, dando margem a outros desenvolvimentos poéticos e diferentes possibilidades para a execução dos movimentos. Seu trabalho busca a especificidade destas diferenças, numa atitude de afirmação, ao contrário da tentativa de imitar da partitura de outros corpos.
Buscando mergulhar nas questões psicológicas do personagem, Edu aprofundou-se em sua pesquisa da técnica de Improvisação (iniciada em 1999 com o Grupo X de Improvisação em Dança) e também na técnica de Clown, por acreditar que seriam valiosos suportes técnicos para a criação de Judite e toda a concepção do espetáculo.

Este projeto desdobrou-se em outras ações como livro infantil impresso (2010), audiobook com narração da atriz Malu Mader (2013), oficinas de dança para criança "Despertando Judites" e Contação de História feita por Ana Luiza Reis. Todas as apresentações deste espetáculo são realizadas com tradução em LIBRAS, favorecendo o acesso de crianças surdas.


Sucesso de público e crítica desde 2006, Judite quer chorar, mas não consegue!, já excursionou por cidades do Brasil e exterior, atingindo um público superior a 20.000 pessoas. 



A TURMA DE “JUDITE...”

Coreógrafo/Dançarino: Edu O.
Colaboração: Paloma Gioli e Fafá Daltro
Direção Musical: Deco Simões
Cantoras: Andréia Daltro e Marcela Bellas
Músicos: Deco Simões e Ricardo Bordini
Iluminação: Miliane Matos
Cenografia: Valter Ornellas
Figurino: Nei Lima, Dinorah Oliveira
Costureiras: Diana Moreira e Dora Moreira
Participação em áudio: Clênio Magalhães
Orientação em Dramaturgia: Sandra Simões
Fotografia: Célia Aguiar e Alessandra Nohvais
Produção: Ampla Comunicação Total

NECESSIDADES TÉCNICAS
Equipamentos de Luz
08 elipsoidal
13 fresnel
01 set light
Mesa compatível ao material
Gelatinas:
vermelha - 02
âmbar - 10
lilás - 03
azul - 05
branco - 02

Equipamentos de som

01 cd player com visor para macar o tempo da música
Caixas amplificadas para platéia
Caixas de retorno para palco
02 sistemas de microfone de lapela (shure uhf com cápsula w 93)
Mesa de som

TRAJETÓRIA E PREMIAÇÕES

JUDITE QUER CHORAR, MAS NÃO CONSEGUE!

Prêmios e Editais “Judite quer chorar, mas não consegue!”
- Edital Agitação Cultural 2016/SECULT BA - Um Jardim para Judite - projeto comemorativo aos 10 anos do espetáculo
- Prêmio Arte e Inclusão Edição Albertina Brasil 2011 – MINC e Petrobras
- Edital Setorial de Dança 2012
- Demanda Espontânea 2011 – Fundo de Cultura do Estado da Bahia (circulação com o projeto Encontros na mesa de chá)
- Programa de Ocupação dos Espaços da CAIXA Cultural 2010 para o ano de 2011
- Edital Ninho Reis 2009 – apoio a circulação de espetáculos de dança no Estado da Bahia/FUNCEB
- Edital Quarta Que Dança 2007/FUNCEB

 Festivais
- Festival VivaDança 2013 (Abril) - FILO - Festival Internacional de Lonrina - Londrina/PR (Junho) - I Seminário e Mostra Nacional de Dança-Teatro Fevereiro - UFV - Viçosa/Minas Gerais (Abril) - 3º Mostra Lugar Nômade Dança 2010 - São Paulo/SP (Março) - Mês da Dança do teatro Vila Velha - Projeto O Que Cabe Neste Palco - Salvador/Ba (Abril)

Outras apresentações

2015 - Contação de História "Judite quer chorar..." - Hospital Roberto Santos, Encontros de Domingo - Espaço Xisto Bahia (Dezembro), Jornada Pegadógica da cidade de Sto Amaro/BA (Março) - Jornada pedagógica da cidade de Santa Básrbara/BA (Fevereiro)

2014 – Colégio Sartre COC – 3 apresentações (Março)

2013 - Trocando Palavras – apresentação e relançamento do audiolivro em evento produzido pelo Palacete das Artes (Outubro); Lançamento do audiolivro Judite quer chorar, mas não consegue! (Outubro) – Salvador e Santo Amaro; Colégio Sartre COC (Março); Colégio Anglo Brasileiro (Março)

2012 - Circulação pelo interior da Bahia (Sto Amaro, Camaçari, Santa Maria da Vitória e Bom Jesus da Lapa), no projeto "Encontros na mesa de chá" (Julho); Gravação do audiolivro com narração de Malu Mader (Junho); Colégio Sartre COC (Março)

2011 - 2º Encontro O que é isso? de Dança (Novembro); Caixa Cultural (Outubro); Teatro Dona Canô (Julho); Livraria Cultura Salvador Shopping (Junho); Semana da leitura - Colégio Sartre Coc (Março) 2010

2010 - Mês da Dança 2010 - SESC-SENAC Pelourinho - Salvador/BA (Abril); Circulação pelas cidades de Sto Amaro, Lençóis e Itaberaba, através do Edital Ninho Reis 2009 (Novembro);

2009 - Inter.mediações - Ações educativas do 15º Salão da Bahia do Museu de Arte Moderna/Salvador (Fevereiro)

2008 - Palacete das Artes-Museu Rodin - Salvador/BA (Setembro/Outubro/Novembro); PETROBRAS - Jornada Integrada PAE (Programa de Assistência Especial) (Outubro); Fundação Giramundo - Salvador/BA (Setembro); CAPS - Centro de Atenção Psicossocial - Salvador/BA (Setembro); Mês da Dança - Teatro do Movimento - Escola de Dança da UFBA - Salvador/BA (Abril)

2007 - II Congreso del MERCOSUR y I Latinoamericano de Arteterapia - Buenos Aires/Argentina (Novembro); “Entre Judite et Banquete 3 rêves de Georgete Pieton” - Rencontres Chorèographiques d’Autome au Pradet - l’Espace des Arts - Le Pradet/França Thêatre de la Joliette Minoterie - Marseille/França (Outubro); Apresentação na defesa de tese do doutorado da Professora Doutora Fátima Daltro intitulada “Corpo Sitiado... A Comunicação Invisível. Danças, Rodas e Poéticas.” - PUC - São Paulo/SP (Setembro); Teatro Carlos Jeovah - Vitória da Conquista/Ba (Setembro); URBANOS - espetáculo teatral onde foram inseridos trechos do espetáculo “Judite...” dentro da programação do projeto “Novíssimas Pesquisas Cênicas” - Centro de Estudo Artístico Experimental - SESC Tijuca - Rio de Janeiro/RJ (Junho); Pública Dança - Votorantim/SP (Maio); Teatro do Movimento - Escola de Dança da UFBA - Salvador/Ba (Maio)

2006 - Work in process “Judite quer chorar, mas não consegue! Experimento 1” - Café
DaVinci - Salvador/Ba (Outubro/Novembro/Dezembro)