Grupo X

Integro o Grupo X de Improvisação em Dança desde 1999.


O Grupo X de Improvisação em Dança foi fundado em 1998, por Fafá Daltro e David Iannitelli, e desde então está dedicado à criação e pesquisa artística, teórica e educacional em torno de questões ligadas a acessibilidade e de reflexões pertinentes a investigação e configuração em dança contemporânea que tenha a improvisação cênica como eixo norteador ou aglutinador.

Atualmente é composto por Fafá Daltro, Edu O., Vivys Fontoura, Hugo Leonardo (dançarinos), Victor Venas (video), Andréa Daltro e Ricardo Bordini (cantora e músico/compositor).

Os projetos do Grupo X estão sempre atentos às normas de acessibilidade e com especial atenção à pesquisa em audiodescrição de imagens para pessoas cegas, em parceria com o grupo TRAMADAN. 



Trabalhos premiados:

Alvuras (2012)




ALVURAS...! investigação iniciada em outubro 2011, é uma proposta que nos convida a dar um passeio em períodos históricos do Sec. XIX (fragmentos), focalizando inicialmente o maneirismo, o modo de se vestir e espetacularizar a vida e, consequente transposição para o Sec. XXI. Queremos encontrar nesse trânsito os rastros comportamentais que foram corporalizados e que ainda reverberam no corpo no mundo atual.




Os 3 Audíveis... Ana, Judite e Priscila (2008-2010)



O espetáculo busca mostrar o universo das relações interpessoais. Fala com simplicidade e humor, enfatizando o aproveitamento das relações do cotidiano do homem urbano. Distribuídos em quadros independentes e inter-relacionados, as cenas, revelam poeticamente a intimidade do limite de um espaço particular, que pode ser representado por um olhar furtivo ou sedutor, por uma situação de espera, um convite, o medo do inesperado. Um lugar escolhido e imaginado em sua limitação móvel que acolhe, expulsa e acalma revelando os fios sutis das relações entre as pessoas. Com elementos teatrais e forte pesquisa no gestual, o espetáculo explora a estética Felliniana para narrar a história de Ana, Judite e Priscila e refletir como cada uma reage às diversas situações do cotidiano amoroso, seus afetos, encontros, desassossegos.

Este projeto é pioneiro ao fazer audiodescrição de imagens de dança para pessoas com deficência visual. Vencedor do Prêmio Klauss Vianna Dança 2007, Edital Tô no Pelô 2008, Ocupação de Espaços da Caixa Cultural 2008, Edital Ninho Reis 2009 - apoio a circulação de espetáculos de dança no Estado da Bahia/FUNCEB.



Fotos de Alessandra Nohvais

Ficha Técnica

Direção coreográfica FAFÁ DALTRO Direção artística EDU O. Intérpretes criadores EDU O. FAFÁ DALTRO HUGO LEONARDO IARA CERQUEIRA JAMILLER ANTUNES Dançarinos estagiários
DIANE PORTELA VIVYS FONTOURA LISSANDRA PATRÍCIA CÁTIA ASSUNÇÃO FERNANDO LOPES Direção musical e composição RICARDO BORDINI Cantora ANDRÉA DALTRO Operação de som ANDRÉ TIGANÁ Operação de luz  MILIANIE MATOS Vídeo Maker VICTOR VENAS Fotografia ALESSANDRA NOHVAIS Concepção de Cenografia e figurino ZUARTE JUNIOR Concepção de Iluminação RIVALDO RIOS Audiodescritora ELIANA FRANCO Contra-regra, montagem e desmontagem RODRIGO SERPA Produção AMPLA COMUNICAÇÃO TOTAL

O Canto de Cada Um (2003-2004)


Vencedor do Prêmio EnCena Salvador 2003 promovido pela Fundação Gregório de Matos, edital Quarta que Dança 2004/FUNCEB, convidado para o Festival Arte, Criatividade e Reabilitação na Ilha da Madeira/Portugal 2004.






Direção coreográfica FAFÁ DALTRO Intérpretes criadores EDU O. FAFÁ DALTRO HUGO LEONARDO JULIANA ROCHA Dançarino Convidade Clênio Magalhães Direção musical e composição RICARDO BORDINI Cantora ANDRÉA DALTRO Operação de som ANDRÉ TIGANÁ Operação de luz RIVALDO RIOS Vídeo Maker VICTOR VENAS Fotografia CLARICE MIRANDA Concepção de figurino RINO CARVALHO Concepção de Iluminação FÁBIO ESPIRITO SANTO