domingo, 29 de agosto de 2010

Judite com audiodescrição

Estou tão feliz com o retorno de Judite, porque dessa vez o espetáculo será apresentado com audiodescrição, realizada pela Profa. Dra. Eliana Franco, do Grupo Tramad.

O TRAMAD (Tradução, Mídia e Áudiodescrição) é um grupo de pesquisa da UFBA, e o primeiro no Brasil, a se dedicar ao estudo sistemático e implementação da acessibilidade audiovisual para cidadãos deficientes visuais através da audiodescrição, uma modalidade de tradução audiovisual. O grupo é coordenado pela Profa. Dra. Eliana Franco (especialista em tradução audiovisual), vice-coordenado pela Me. Sandra de Farias e conta com a participação de outros pesquisadores da UFBA.


A audiodescrição é um recurso de tecnologia assistiva que permite a inclusão de pessoas com deficiência visual junto ao público de produtos audiovisuais. O recurso consiste na tradução de imagens em palavras. É, portanto, também definido como um modo de tradução audiovisual intersemiótico, onde o signo visual é transposto para o signo verbal. Essa transposição caracteriza-se pela descrição objetiva de imagens que, paralelamente e em conjunto com as falas originais, permite a compreensão integral da narrativa audiovisual. Como o próprio nome diz, um conteúdo audiovisual é formado pelo som e pela imagem, que se completam. A audiodescrição vem então preencher uma lacuna para o público deficiente visual.

Saiba mais sobre audiodescrição: http://audiodescricaobrasil.blogspot.com/



A apresentação acontecerá no dia 10/09, as 19h, no foyer de entrada da Biblioteca Pública dos Barris.


“Judite quer chorar, mas não consegue! foi idealizado pelo dançarino e ator Edu O., e narra através da dança a história da lagarta Judite, que amedrontada diante das transformações naturais da vida, hesita (e evita) em seguir o percurso da sua condição existencial e não quer se tornar uma borboleta. Este espetáculo singra as zonas de silêncio onde residem as emoções humanas, fazendo-nos refletir sobre nós enquanto indivíduos na vida, no mundo, sob o impacto da inexorável solidão que nos atormenta e apavora.

Edu O. mostra reluzente talento ao ocupar os palcos em que se apresenta, ressignificando a idéia da dança, usando seu corpo, de modo sensível e delicado, e vencendo a equívoca visão de que um cadeirante, assim como ele, não pode dançar.”

Marlon Marcos

PS - Ainda restam poucas vagas para as inscrições do curso de audiodescrição dentro da programação do 1º Encontro de Dança Inclusiva. O que é isso?

Inscreva-se logo! http://encontrodedancainclusiva.blogspot.com/

Fotos de Gustavo Porto

Um comentário:

Gerana Damulakis disse...

Eliana Franco é ótima, conheço muito uma aluna dela que fez, além de matérias outras, um curso de audiodescrição e adorou.