domingo, 12 de junho de 2011

A viagem e Débora

A viagem

Uma viagem
sempre dá
Para tapar grandes buracos
- mas não todos -
Uma viagem...
Violentar o quarto e o dia arrumadinhos
O cheiro de mijo na escada
Tão comum que não se sente mais
Esta janela
- Boca de velha escancarada -
Cuspindo sol
Cuspindo vento e sol...

Violentar esta paisagem,
com a mesma violência em que já foi
"Misgalhada"
A mãozinha de criança
Numa engrenagem.

E como um toco de braço
Sangrando
Dar adeus:
Adeus meu quarto
Adeus meus amigos
Adeus meu Deus
E saber baixinho
Conversando, por exemplo, com a raiz dos cabelos
Que se parte ainda cheio de buracos
Buracos amarelos
Ou sem cor nenhuma
Buracos ocos
E infinitos na fundura
E sem saber jamais
A verdadeira extensão do adeus

Sônia Rangel


Deb me deu de presente esta poesia. Aliás ela me deu tanta coisa de presente, inclusive minha menina,  a mais linda de todas que já conheci. Minha afilhada. Sempre tive muitos amigos, mas nunca achei que ninguém me confiaria um filho para apadrinhar. Ela não teve escolha (kkkkkk) e me fez feliz demais. E depois veio Rudá e antes já tinha Michel que não era oficial ainda.

Houve um tempo, como agora, que ela vivia trabalhando numa outra cidade e me segredava coisas em cartas lindas, em confissões de tristezas e alegrias. Junto com uma dessas cartas, recebi este poema. Confesso que só agora ele caiu como uma ficha completando a ligação. Engraçado como absorvemos a arte no momento certo, no momento em que somos capaz de completá-la.

Nos conhecemos na Escola de Belas Artes. Lembro que Débora foi a primeira amizade construída ali dentro, dentre tantas, dentre muitas que tive a sorte de ter. Isso nos idos de 1995, ano que cheguei a Salvador, largando Santo Amaro. Largando pedaços de mim para trás.

De lá para cá nos acompanhamos de perto, mesmo se estamos longe. E já nos colamos em cada situação....( eu mais a ela do ela a mim kkkk). E vejo essa companhia para sempre, seguindo nossas vidas em paralelo, apoiando, rindo, chorando, discutindo, amando.....

A viagem só é boa quando em boa companhia....


mesmo ela dando autorização, sei que vai brigar comigo por publicar esta foto
Foto de Cathy Pollini

Nenhum comentário: