terça-feira, 26 de abril de 2011

Sabores de Londres - 1° capítulo. O Suvaco do Galeto

A noticia de que eu ficaria numa casa em Londres, alugada para os três brasileiros que vieram a trabalho (eu sou um deles), me deixou alegre pelo conforto, pela liberdade, pelo sentimento de lar, mas ao mesmo tempo fiquei apreensivo porque não sei cozinhar nada, nem ovo frito. Sim, acerto fritar um ovo, mas isso não significa saber fazer, não sei dosar a manteiga, muito menos o sal. Explicado o não saber?

Pois bem, pedi a todo mundo que encontrava alguma receita fácil para fazer aqui, também que não tivesse alguns ingredientes proibidos pelos divertículos (ainda tem esse detalhe das restrições alimentares). Nada com caldo knorr, nada de condimentos, pimenta, semente de tomate, molhos prontos, cebola e alho. Cebola e alho não são restrições médicas, mas é que não suporto o cheiro e não conzinharei com esses infames nunca. Só me restou assar carne com sal e alecrim, purê de batata, omelete de queijo e presunto.... e.... só. Sabendo as delícias que seriam criadas na viagem, decidi fazer um relato gastronômico, com dicas fáceis e úteis para viajantes despreparados como eu. Surgiu assim a idéia da série "Sabores de Londres"

Meus vizinhos de quarto acertam cozinhar. Fomos ontem ao supermercado fazer as compras e na volta para casa teríamos a nossa primeira refeição. Arroz, salada e.... galeto assado, comprado lá no mercado mesmo.

O chef Daniel fez o arroz que segundo a chef Mickaella "tirando todo o resto, tinha acertado o sal". Isso porque era um unidos venceremos e salgado para matar um cardíaco, embora ela também dissesse que "uNidos venceremos não, tá solTinho". Coloquem a lingua entre os dentes para falarem o N e T. Ela tem aquele sotaque carregado dos nordestinos.

Chegada a hora do frango pronto, vimos que estava mal assado. Então chegou a hora do chef Edu fritar a carne da ave. A dona Mickaella se ofereceu para desfiar o bichinho, tira daqui, raspa dali, arranca asa acolá e ela me sai com a pérola "a minha de ouro é SUVACO DO GALETO, minha genTe!". Pronto, estava batizado o primeiro prato da residência brasileira em Londres. Lá vai a receita:

SUVACO DO GALETO

Ingredientes
- Galeto pronto, mas nem tanto (aqueles pelos quais os cachorros se apaixonam)
- Manteiga
- Arroz unidos venceremos
- Tomate
- Queijo

Modo de fazer
Desfia todo o galeto, principalmente a parte embaixo das asas, coloca numa frigideira com manteiga e frita até ficar douradinho. O galeto não deve vir bem assado, assim não tem graça fritar. Na hora de comer você mistura com o arroz feito no almoço, pega uma metade de tomate sem semente e coloca junto. Para dar um toque fino ao prato, acrescenta pedacinhos de queijo.

Experimentem e me digam se não fica uma delícia.

Nenhum comentário: