sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Um dia de trovão, metais e olhos abertos

Hoje foi dia guerra, luta, brabeza. Entrei no turbilhão e só agora me dei conta que sou regido por Xangô, Ogum e Oxalá. Os dois primeiros agiram forte durante o dia e o terceiro acalmou minha noite. A ordem dos nomes está pelo que saiu nos búzios, explico para evitar confusão depois comigo mesmo.

Espero que eles me acompanhem na viagem, me protegendo das energias negativas, acalmando meu coração para realizar um lindo trabalho, embora a vontade seja de ficar. Vou firme e forte, brigando pelo que acredito, exigindo respeito, firmando meu pensamento no meu bem estar.

Lendo sobre cada um dos orixás vi, claramente, como me identifico com alguns elementos de cada um. Amanhã só quero leveza e coisa boa no coração. Dia 06/12 estou de volta e fecho um ciclo complicado para abrir outros iluminados.

Shango ou Xangô - orixá dos raios, trovões, grandes cargas elétricas e do fogo. É viril e atrevido, violento e justiceiro; castiga os mentirosos, os ladrões e os malfeitores.

Xangô era forte, valente, destemido e justo. Era temido, e ao mesmo tempo adorado. Comportou-se em algumas vezes como tirano, devido a sua ânsia de poder, chegando até mesmo a destronar seu próprio irmão, para satisfazer seu desejo. Filho de Yamasse (Torosi) e de Oraniã, foi o regente mais poderoso do povo yorubá. Ele também tem uma ligação muito forte com as árvores e a natureza. Da natureza, ele conseguiu profundos conhecimentos e poderes defeitiçaria, que somente eram usados quando necessário. Tem também uma forte ligação comOxumaré, considerado por ele como seu fiel escudeiro.


Ogum (em yoruba: Ògún) é, na mitologia yoruba, o orixá ferreiro, senhor dos metais. O próprio Ogum forjava suas ferramentas, tanto para a caça, como para a agricultura, e para a guerra.

Na Santeria Ogum representa o solitário hostil que vaga pelos caminhos. É um dos quatro Orishasguerreiros. .

No Candomblé Ogum é o Orixá ferreiro dono de todos os caminhos e encruzilhadas junto com seu irmão Exu, também é tido como irmão de Oxossi e uma ligação muito forte com Oxaguian de quem é inseparável, aparece como o Senhor das guerras e demandas.

Em todas as suas encarnações, segundo as diferentes crenças, Ogum é impetuoso e de espírito marcial. Ele pode ser muito identificado com do sexo masculino (Shangô) ou feminino, além de poder possuir características homossexuais para alguns grupos, segundo o antropólogo Luiz Mott. Ele também está relacionado com o sanguee, por esse motivo, muitas vezes é chamado para curar doenças sangüíneas.

Seus "filhos" aqui na Terra são pessoas fortes, que lutam na vida, são pessoas guerreiras que não descansam por nada, sempre ativas, combatem tudo. São verdadeiros peões. São pessoas corajosas, sem medo de se arriscar. São sérias e perseverantes. Tendência aos extremos: ou defende a polícia, ou foge dela.




Oxalá é o Orixá associado à criação do mundo e da espécie humana. Simboliza a paz, é o pai maior nas nações das religiões de tradição africana. É calmo, sereno, pacificador, é o criador, portanto respeitado por todos os Orixás e todas as nações. A Oxalá pertence os olhos que vêem tudo.

As pessoas de Oxalá são calmas, responsáveis, reservadas e de muita confiança. Seus ideais são levados até o fim, mesmo que todas as pessoas sejam contrárias a suas opiniões e projetos. Gostam de dominar e liderar as pessoas. São muito dedicados, caprichosos, mantendo tudo sempre bonito, limpo, com beleza e carinho. Respeitam a todos mas exigem ser respeitados.


http://pt.wikipedia.org/wiki/Xangô

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ogum

http://pt.wikipedia.org/wiki/Oxalá

* Infelizmente não tive acesso ao nome dos artistas que fizeram as ilustrações deste post

Nenhum comentário: