segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Roupa amarrotada em mala pequena ou coisas de um corpo que não pode ir

Como pode alguém não se caber? Como pode um corpo não caber o ser quando se é maior do que o corpo, quando é o corpo que aprisiona? Quando o mundo está lá fora e aqui dentro aperta como roupa em mala velha, roupa suja, amarrotada, sem espaço.... É tudo tão óbvio quanto saber que água tem sabor.

Hoje foi um dia difícil de solidão, solitude, só,só,só e melancolia(s) (gosto dessa palavra!) e gosto de parênteses. Quando pensei sobre a mala, roupa amarrotada, aperto, não caber, ser grande, não estava pensando em mim. Pensava nela pequena, naquele corpo envelhecido de mente jovem e falta de ar. Quando o corpo vai apagando e amente-alma enorme quer clarear, iluminar, levantar e dançar no meio da praça. Mas pensando nela eu, naturalmente, pensava em mim. A deficiência me roubou a liberdade de ir ali comer acarajé e beber uma cervejinha sozinho. A cidade me roubou este prazer. A violência me roubou..... às vezes penso em mim e fico com raiva. No dia em que estive sozinho, não pude ser sozinho.

O problema não é a deficiência em si, o problema está nesta insistência de querer ir, levantar da cama e ir. Eu falo dela ou de mim? Eu perdi o ar, chorei, fiz café, arrumei casa, escrevi, mas não consegui ir ali. Eu poderia? O que me prendeu aqui? O que prendeu o ar dela? O que prende a gente? E ainda o corpo insistindo em ser finito, pequeno, pouco. Porra!

Relutei em escrever com medo de más interpretações, compaixões, falta de entendimentos, mas quando uma parte lateja não dá para segurar. Tentei escrever na terceira pessoa, mas é algo tão meu que não sai se não for na primeira, não consegue ir se não for cheio de eus,eus,eus,meus,meus,minhas..... minhas dores.

2 comentários:

consuelo disse...

Edu
Como te admiro pelo SER que é - que por maior que fosse e ainda livre da amarra que a vida lhe ofereceu - você nunca caberia no seu corpo - sua alma é imenso assim como o seu talento!
Você quer caber aonde meu fio???
Você é um cidadão do mundo! Tá pequeno procê - é?
Triste de mim que sou a roupa toda amarrotada por estar tanto tempo preso dentro dela (motivo pelo qual sempre quero nunca vou te ver - a fechadura da mala tá emperrada)
Voe fio! Você nasceu com asas!!!
muitos beijos e saudades

Luciana Nascimento disse...

É isso, Consuelo! É exatamente como eu penso, ele é uma explosão e por isso não cabe, ou caberia, em continente algum !!!!