quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Larvárias

Fui tomado por várias larvas, muitas, grandiosas, homem-bicho dentro em mim. As Larvárias me tocaram e sei que será para sempre.

Explicando o surto: hoje acabou o workshop de Máscaras Larvárias ministrado por Adriano Basegio e Daniela Carmona, Cia do Giro (RS), integrando a programação do FIAC Bahia 2009. Esta técnica tem origem em máscaras utilizadas no carnaval de Basel-Suiça e "foram introduzidas no universo teatral na década de 60 pelo francês Jacques Lecoq. Em 1996 fui fazer um curso de especialização na École International Philliphe Gaulier, em Londres, e estudei vários tipos de máscaras, entre elas aslarvárias, pelas quais fiquei encantada, já que elas nos remetem a um espaço poético e delicado. É difícil falar de sangue usando essas máscaras", explica Daniela.

Por ser do universo das sensações, este trabalho toca o mais profundo em nós e as reverberações não são imediatas, permanecem como efeito que pedra faz quando jogada na água. Entrar em contato com as Larvárias me atingiu de forma sutil, mas poderosa e estou grato aos deuses da arte por me possibilitarem este contato que nada mais é do que o contato com o meu próprio sutil.

Os exercícios de concentração, percepção corporal, escuta, sensibilização e atenção aos sentidos nos tiram do trivial, cotidiano e nos coloca num estado-corpo que é tão importante, mas pouco visitado. É uma pena que experiências como essa sejam de acesso predominantemente dos artistas, isso é uma experiência de vida que faria muita diferença nesse mundão de meu deus que anda tão acelerado.

As experimentações com as máscaras me marcaram profundamente, ver no escuro através do tato, olfato, audição... Transformar o corpo-cotidiano em algo sem forma precisa, sem descrever, sem fazer personagem e já sendo, sem tipo, me colocar a mercê da máscara ao invés de me esconder, me revela. Trabalho primoroso dos mestres.

Com ingressos esgotados, sexta e sábado tem apresentação da companhia no teatro Martim Gonçalves da Escola de Teatro da UFBA. Irei me deleitar com o resultado da pesquisa desses artistas de tamanha generosidade. Só quem é generoso pode compartilhar e enriquecer a vida do outro como aconteceu nesses dias. Evoé ao Giro!!!!!

*Fonte http://almanaquevirtual.uol.com.br

Nenhum comentário: