quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Tudo de novo (apresentação em Londres)

"Minha mãe, meu pai, meu povo
Eis aqui tudo de novo
A mesma grande saudade
A mesma grande vontade"


Minha mãe, meu povo,


No próximo dia 29 de Fevereiro, estarei junto à Candoco Dance Company, apresentando uma coreografia criada por Claire Cunningham, no Laban Theatre, em Londres, às 19:30h.

"Minha mãe me deu ao mundo
De maneira singular
Me dizendo a sentença
Pra eu sempre pedir licença
Mas nunca deixar de entrar"


Sinto como nesses últimos versos de Caetano. Não deixei de entrar onde eu queria, onde eu sempre quis. Quero compartilhar esta alegria com todos os meus amigos e também com os profissionais, colegas de Dança porque acho importante sabermos o que cada um tem construído em suas trajetórias. Isso nos indica novas possibilidades e enriquece o nosso fazer artístico... a partir da troca. Acredito sempre no compartilhamento para não ficarmos estanques e também porque é gostoso vermos nossos pares realizando seu trabalho pelo mundo. Eu mesmo adoro saber o que Iara Cerqueira, Lucas Valentim, Cia Artmacadam, Hugo Leonardo, Estela Lapponi, Clênio Magalhães, Coletivo O¹², Fernando Lopes, Cia Gira Dança, Verônica de Moraes, Milianie Lage, Clara Trigo, Norma Santana, Leandro Oliveira, entre tantos outros, estão fazendo e produzindo. Há tanta(s) Dança(s) e essa riqueza da diversidade é preciosa.

Para quem não conhece, a Candoco Dance Company é, talvez, a maior referência no que chamam aqui de "mixable dance" ou a nossa velha conhecida Dança Inclusiva, aquela que tem seu elenco pessoas com e sem deficiência. A Candoco foi fundada em 1991 por Celeste Dandeker and Adam Benjamin, desenvolvendo trabalho de formação e criação artística.

Esta peça que será apresentada no dia 29 está sendo criada para o projeto "Unlimited", festival idealizado parr acontecer em de 01 a 09 de Setembro, dentro da programação das para as Olímpiadas Culturais, aqui em Londres. Antes disso, porém, partiremos à China, em Abril, onde faremos duas apresentações de uma outra coreografia, criada por Marc Brew, criada em 2011.

A proposta da Candoco, para este evento, consiste em duas coreografias de 30 minutos cada, apresentadas numa mesma noite. Participo desse projeto desde 2010, viajando a Londres algumas vezes ao ano. Estou eufórico em ter sido convidado a participar  porque é uma chance maravilhosa poder conhecer os dançarinos do grupo (Ellie, Annie, Vicky, Chris, Dan, Mirjiam, Darren e ainda Bettina que não está mais no elenco, porém se apresentará na China conosco), além dos outros quatro convidados (Maggie, Welly, Ronny e Mickaella Dantas), esta última também brasileira, radicada em Portugal, trabalhando com Henrique Amoedo. É uma equipe fantástica, artistas criativos, abertos, maravilhosos improvisadores e muito generosos. Tanta aprendizagem! Também é muito bom ver a organização do grupo, observar a questão administrativa, o funcionamento, as regras estabelicidas. Ver o quanto seria impossível ter uma organização dessa na Bahia diante das nossasdificuldades com as atuais políticas públicas de cultura, da falta de acessibilidade dos nossos espaços, da falta de consciência dos nossos gestores e políticos, apesar de termos conseguido alguns avanços na área da Dança. Bate uma pontinha de tristeza ver o quanto estamos longe dessa realidade, mas dá um orgulho enorme comprovar que a Dança desenvolvida por nós tem sua excelência, nossa pesquisa, nosso discurso artístico elaborado, evidente, nossa criatividade. É lindo estar aqui e pensar nisso. Pensar nos nossos artistas e de como seríamos muito melhores se olhassem um pouco mais para o nosso trabalho com o respeito e dignidade que ele merece.

Um beijo especial para Fafá Daltro, David Iannitelli, Leda Muhana, Lúcia Matos e Catarina Gramacho.


EVOÉ meus amigos, minha mãe, meu pai, meu povo!

Aqui o link do site da Candoco para quem quiser conhecer mais o trabalho deles
http://www.candoco.co.uk/productions/unlimited/edu-oliveira/

2 comentários:

CEM PALAVRAS disse...

Merda!!!

Ma disse...

Edu, fico muito feliz pelo seu sucesso e sinceramente agradecido pela citação. Acredito que nossa trajetória sempre foi marcada por uma emoção e uma amizade quase automática (lembra das maluquisses em Zeu Britto, hauahua)

Enfim, fico na torcida e na admiração daqui, feliz por tudo que conquistou e pelo belo caminho que tem a frente

BJÃO !