quarta-feira, 10 de agosto de 2011

O tempo dá, o tempo tira

"O tempo dá, o tempo tira, o tempo passa e a folha vira"

Na minha Trilogia Feminina, a primeira tem medo do porvir, do abismo à nossa frente, escuridão necessária e fascinante. A segunda carrega o peso das histórias, do que viveu, tudo em nós reverberando o que foi/fomos. Agora.... o agora.... é a terceira que chegou com força e reflete sobre o que somos, no que deu tanto passado e as expectativas do futuro.

Hoje, a minha homenagem e reverência ao Tempo. Pedindo que saibamos todos lidar com ele de forma tranquila, leve e feliz.

És um dos deuses mais lindos
Tempo tempo tempo tempo...
(Oração ao tempo - Caetano Veloso)



Iroko

Foi o primeiro filho de Oxalá e é considerado um dos mais velhos dos Orixás. Iroko está associado a uma árvore que possui suas próprias características: determinação e inflexibilidade. Existe uma lenda que conta que Iroko foi a única árvore que teria sobrevivido no planeta, devastado por uma seca que ocorreu por causa de uma briga entre o Ceú e a Terra. Por ser muito grande, suas raízes são bem enterradas no solo, dando estabilidade. Sua copa se encontra nas alturas do ceú. No Brasil, a árvore de Iroko é a gameleira branca. Os filhos deste Orixá procuram ser estáveis em todas as situações. No trabalho, são dedicados e por isso conseguem impor muito respeito. Mas no relacionamento pessoal, algumas vezes acabam se metendo em situações constrangedoras, pois acreditam apenas em si próprio e não dão oportunidade dos outros opinarem.

Iroko está ligado à longevidade, à durabilidade das coisas e ao passar do tempo.

Dia da Semana: Terça-feira. Cores: Branco, Verde (ou Cinza) e Castanho Símbolo: Lança, Grelha Domínios: Tempo, Vida e Morte Saudação: Iroko I Só! Eeró!

Iroko ou Tempo, como também é conhecido, é um orixá muito antigo. Iroko foi à primeira árvore plantada e pela qual todos os restantes orixás desceram à Terra. Iroko é a própria representação da dimensão Tempo.

Em todas as reuniões dos orixás está sempre presente Iroko, calado num canto, anotando todas as decisões que implicam directamente na sua ação eterna.

Fontes:
http://www.paiogun.com/iroko.htm
http://www.raizesespirituais.com.br/iroko-orixa-raro/



3 comentários:

Anônimo disse...

Iroko parece até japonês!

soniarpena disse...

Divino. Que nem Judite. Vc deu.

Ma disse...

Lidar com o tempo é sempre complicado, pelo menos pra mim, heheheh

bjs