terça-feira, 22 de outubro de 2013

Tempo é dinheiro

No período do ano em que mais tenho trabalho, me surpreendo com a minha conta bancária no negativo. Isso mesmo no vermelho, faltando dindin, devendo para o banco. Eu sei, não deveria ser assim. Nós trabalhamos para receber em troca um salário, uma recompensa financeira, um retorno pelo tempo-esforço-conhecimento-anos de estudo-etc-etc-etc... Mas eu sou artista e essa situação me deixa com mais raiva ainda, não pelo fato apenas de estar sem dinheiro na conta, mas porque isso dá ousadia a quem não sabe o que é ser artista vir me dizer para fazer concurso público, que arte não dá dinheiro, que não conseguimos nos sustentar com isso. E claro, todo mundo tem razão, menos eu que nasci vendo o mundo com outras cores, outras formas, outros movimentos....

Fico pensando se estivéssemos num mundo justo e de valores firmes, somente esta semana eu deveria ter dinheiro para comprar uma casa. Afinal, estou em vésperas de uma montagem internacional, apresentação em comemoração a 7 anos de Judite e participação num show de uma das melhores cantoras que temos por aqui e também está bancando sozinha seu trabalho. Em menos de um mês, participarei de um intercâmbio na França. Este ano ainda, posso acabar de escrever minha dissertação de mestrado.

Enfim... é trabalho que não acaba mais e dinheiro que nunca entra. Valores simbólicos para uma fazer tão intenso, dedicado, com horas e horas de trabalho, mesmo quando se dorme. Sim, porque o corpo continua elaborando tudo o que se passou e cansa e precisa se recuperar instantaneamente para voltar a fazer tudo de novo. Exaustão é a palavra de agora.

Como não tenho muito tempo para ficar aqui, preciso sair para me arrumar, porque tempo é dinheiro.

E com essa eu vou trabalhar que ganho mais. Ou menos?

Só para quem tiver curiosidade de minha agenda da semana:

foto Célia Aguiar

Dia 26/10, às 15h, apresentação do espetáculo e relançamento do audiolivro "Judite quer chorar, mas não consegue!", no Palacete das Artes, entrada franca.



De 27/10 a 03/11, apresentação de "São Cosme e Damião Duo", da companhia francesa Kastor Argile, às 17h, na Ponta do Humaitá, ao ar livre.



Dia 29/10, participação no show "Traduzir-se", de Andréa Daltro, às 20h, no Espaço Xisto Bahia. R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia).

2 comentários:

Felipe Damasceno disse...

E é isso. Nós artistas estamos fadados ao sentimento de desimportância dos homens que vem tudo cinza.

Felipe Damasceno disse...

Parece que nós, artistas estamos fadados ao sentimento de desimportância dos homens que vem o mundo cinza.