quinta-feira, 13 de outubro de 2011

As borboletas de Lucas e Thulio

"André enlouqueceu ontem à tarde. Devo dizer que também acho um pouco arrogante de minha parte dizer isso assim - enlouqueceu -, como se estivesse perfeitamente seguro não só da minha sanidade mas também da capacidade de julgar a sanidade alheia." (Uma História de Borboletas - Caio Fernando Abreu)



Lucas Valetim e Thulio Guzman estão em cartaz com " As borboletas", espetáculo inspirado no conto de Caio. Este é um dos contos que mais gosto. Em 2004 participei de uma exposição coletiva onde uma das minhas pinturas também era inspirada neste texto. Naquela época estávamos inaugurando nosso Núcleo de Arteterapia. Assisti à "As Borboletas" sábado passado, na abertura dos trabalhos dos meninos do Núcleo VAGAPARA que ganharam o Edital de Manutenção de Grupos da FUNCEB.

Lucas é meu parceiro e o outro pai de Odete. Para mim, uma referência no fazer artístico, pensar dança, pensar vida... uma pessoa que me dá orgulho saber perto. E este trabalho que desenvolveu com Thulio, dirigido por Paula Lice, me comoveu desde a primeira cena. Me colocou no mesmo estado de quando li o conto. É sensível, delicado e ao mesmo tempo tão forte.

O trabalho de claro e escuro, como se a platéia estivesse na parte inconsciente deles, como se fóssemos eles. A consciência iluminada apenas por pequenos traços de luz. Focos iluminados da vida que se quer colorir... cuidado apenas com aquelas borboletas.

Lucas e Thulio enlouquecerão todos os sábados do mês de Outubro. É programa indispensável!

Nenhum comentário: